Expotáxi RJ recebe mais de 5 mil visitantes

Taxistas, cooperativistas, frotistas e demais representantes do segmento conferiram as principais novidades do setor

Uma categoria mais capacitada e preparada para os grandes eventos que o Estado do Rio de Janeiro receberá nos próximos anos. Este é o resultado da primeira edição da Expotáxi RJ – Feira de Fornecedores de Produtos e Serviços do Ramo Táxi, Frotistas e Similares, realizada entre os dias 11 e 13 de julho no Centro de Convenções SulAmérica. O evento superou as expectativas e atraiu mais de cinco mil pessoas que visitaram os 40 estandes distribuídos em uma área de cinco mil m².

Durante os três dias, taxistas assistiram a debates e palestras sobre os temas que permeiam o setor e conheceram novas tecnologias que facilitam o trabalho. Além disso, viram de perto os novos carros adaptados com acessibilidade para cadeirantes. Os veículos diferenciados também chamaram a atenção dos visitantes. Os estandes com o táxi elétrico e o Tuc Tuc, uma espécie de motocicleta adaptada para turismo, foram as sensações da feira.

“O balanço da Expotáxi RJ é extremamente positivo. Tivemos forte presença de profissionais de todo o Estado do Rio de Janeiro e também pessoas que vieram de outros estados. A feira cumpriu o seu objetivo de valorizar o profissional, além de trazer informação e mostrar novidades e serviços”, ressaltou Carlos Henrique Rosa, diretor de relações institucionais da Expo Four Eventos, organizadora do evento, destacando a presença das montadoras como um dos pontos fortes.

Para o diretor executivo, Cláudio Montenegro, a feira ultrapassou as expectativas. “O público alcançado nesses três dias de Expotáxi RJ foi excelente. Conseguimos promover a divulgação da necessidade da capacitação profissional, visando os grandes eventos que a cidade receberá nos próximos anos, e apresentar as novidades do ramo. Quem ganhou com a realização da feira não foram apenas os taxistas, mas toda a sociedade”, disse Montenegro.

reduzida 18A Expotáxi RJ, que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro, inovou ao levar debates e palestras para o segmento, como: ‘O case do Carro Elétrico (Leaf Táxi) da Nissan’, ‘Economia e Finanças: o modelo do Sicoob Central Rio e a criação da Cooperativa de Crédito dos Taxistas’, ‘Os desafios da mobilidade urbana nos próximos anos’, ‘Desvendando a Resolução 168’, ‘Taxista, você está preparado para a Copa do Mundo?’ e ‘O papel e a missão do CRT/RJ’, dentre outras.

O Sistema OCB/Sescoop-RJ foi um dos apoiadores e os instrutores do Sescoop/RJ ministraram diversos cursos para os profissionais. O presidente do Sistema, Marcos Diaz, afirmou que a feira é divisor de águas da categoria no Rio de Janeiro. “Por muitos anos os profissionais ficaram renegados. O Sistema OCB/Sescoop-RJ está resgatando a categoria e quem trabalha nela. Por isso desde o início apoiamos a Expotáxi RJ e vemos que foi uma decisão mais que acertada”, frisou Diaz.

Severino Vicente de Lima, presidente do Conselho Regional de Taxistas do Rio de Janeiro (CRT/RJ), endossou a fala de Marcos Diaz e acrescentou: “A Expotáxi RJ confirma a união de toda a categoria em prol da valorização pretendida frente aos governantes. A nossa categoria é muito forte e sem união não iremos a lugar algum. A feira sacramentou esta união de esforços”, afirmou Severino.

Novidades

reduzida 11Os estandes que apresentaram novas tecnologias para o ramo Táxi foram bastante visitados durante os três dias de evento. Sistemas de monitoramento de frota e aplicativos para celular que possibilitam a chamada de veículos são alguns exemplos. A Autocab apresentou um moderno sistema de gerenciamento de frotas e atraiu o público ao estande. “A Expotáxi RJ nos surpreendeu positivamente. Estou muito contente com o resultado alcançado. Fechamos contratos, renovamos também o nosso vínculo com os clientes e fortalecemos a nossa marca no mercado fluminense. Esta parceria continuará nas próximas edições da feira”, afirmou Marcelo Leite, diretor geral da Autocab.

Especializada em sistema de gerenciamento e monitoramento de frotas, além de outros serviços digitais, como criação e hospedagem de sites e administração de redes e domínios, a Smartsis apresentou seu portfólio de produtos através de vídeos, jornais e fôlderes. O diretor administrativo e financeiro da Smartsis, Marcelo Penner, afirmou que a Expotáxi RJ foi a chance da empresa solidificar a marca no mercado. “Já atuamos em diversas cooperativas do município do Rio de Janeiro. Viemos para a feira para mostrarmos o funcionamento do nosso sistema para aqueles que tinham algum tipo de dúvida. E deu certo, pois muitos decidiram se integrar ao sistema durante o evento”, falou o diretor.

A acessibilidade está se tornando um tema cada vez mais presente nos meios de transporte. E no táxi não poderia ser diferente. Pensando nisso, a Chevrolet apresentou o modelo Spin adaptado para cadeirantes. Ele vem com uma rampa para acesso que proporciona mais conforto e segurança aos passageiros. “Este veículo é mais um projeto inovador da GM. Optamos por apresentá-lo pela primeira vez no Rio de Janeiro na Expotáxi RJ, porque já iniciamos as tratativas para que o carro seja liberado para o transporte de passageiros. Ele oferece conforto e segurança ao cadeirante, que não precisa desmontar a cadeira de rodas para entrar no veículo”, disse Cesar Watanabe Toledo, gerente divisional de vendas diretas/norte da General Motors. O Sistema OCB/Sescoop-RJ iniciou negociação com a montadora para que um modelo exclusivo para táxi seja preparado para o setor, o que deve ser anunciado em breve.

Tietados pelo público

reduzida 19

O táxi elétrico trazido pela Nissan e o Tuc Tuc – uma espécie de motocicleta adaptada para turismo – foram as sensações da feira. Milhares de pessoas posaram para fotos dentro dos veículos diferenciados.

Com as cores do Brasil e apenas três rodas cobertas por uma carroceria de fibra de vidro, o Tuc Tuc foi o xodó de quem visitou pela feira. A motocicleta é utilizada para turismo nas orlas de Niterói (entre o Terminal Rodoviário João Goulart e a Fortaleza de Santa Cruz) e do Rio de Janeiro (entre Copacabana e Ipanema). O público se encantou com o veículo, como a visitante Débora Vieira. “Achei maravilhoso! É diferente de tudo o que já vi e gostei bastante. Já tirei a foto para guardar como lembrança”, falou Débora.

Rodolfo Guerchon, um dos diretores da Niter Tour, empresa responsável pelo Tuc Tuc, disse estar feliz com a receptividade na feira. “Trouxemos o veículo com o intuito de dar mais visibilidade ao projeto. No entanto, fomos surpreendidos com o carinho do público na Expotáxi RJ. Muita gente posou para fotos ao lado e dentro do Tuc Tuc”, disse.

reduzida 13

Outra atração foi o Nissan Leaf (Táxi Elétrico), um veículo com autonomia de 160 km e baterias que podem ser recarregadas em casa (em até oito horas) ou em apenas 30 minutos com os carregadores rápidos, que serão instalados em postos da Petrobras na cidade.

Um dos dois profissionais que atuam com o táxi elétrico pela cooperativa Aerosdumont, Breno Oliveira, explicou o funcionamento. “O carro possui carregador solar no teto e o sistema Kers, utilizado pelos carros de Fórmula 1 e que permite o reaproveitamento da energia gerada pela frenagem, além de um motor totalmente diferente que os carros convencionais.”

Sobre a Expotáxi RJ, Breno afirmou que levar o táxi elétrico à feira foi indescritível. “Adorei participar do evento. O público ficou bastante curioso quanto ao funcionamento do táxi. Sinto-me um ganhador da Mega Sena ao mostrar esse carro na Expotáxi RJ”, comparou.

Idiomas

reduzida 3E não foram apenas os veículos diferenciados que chamaram a atenção dos profissionais do amarelinho. O estande da Yázigi Cursos de Idiomas também foi muito procurado. A empresa apresentou um curso voltado para o tratamento com o turista estrangeiro. De acordo com Marcos Lins, diretor da instituição, o conteúdo programático dos livros foi elaborado a partir da carência do atendimento ao turista em geral.

“O curso é curto e não atrapalha o taxista de exercer a sua função. A carga horária é de 50 horas, sendo 25 de forma presencial e outras 25 online. Este é o único curso no Rio de Janeiro voltado para o taxista e, por isso, participamos da Expotáxi RJ. Durante o evento realizamos diversas matrículas”, afirmou Marcos Lins.

Frota

A frota de táxis na cidade do Rio de Janeiro é de mais de 33 mil veículos, a segunda maior do Brasil. Em relação à proporção de táxi/habitante, está em primeiro: um veículo para cada 197 pessoas. Por ano, milhares de veículos são vendidos aos taxistas em todo o município, renovando a frota e aumentando a oferta de serviços.

Confira a galeria com os melhores momentos da Expotáxi RJ:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s