Operação Boas-Vindas fiscaliza atuação de táxis em aeroportos do Rio

taxis_aeroporto_s

Operação Boas Vindas fiscaliza atuação de táxis em aeroportos do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)

Os turistas e moradores que chegam aos dois aeroportos do Rio – Santos Dumont, no Centro, e Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador – têm, a partir desta quinta-feira (13), mais um serviço para garantir sua segurança e a qualidade no transporte de táxis comuns. A operação ‘Boas Vindas’ terá agentes municipais uniformizados em cada terminal que vão entregar um formulário aos passageiros, para controlar a qualidade do serviço prestado.

No folheto escrito em portugues e inglêsconstarão a placa do veículo, telefones e e-mail para reclamações no caso de irregularidades. Para brasileiros, o canal de comunicação é o telefone 1746, da Ouvidoria da prefeitura. Já os estrangeiros deverão fazer suas reclamações pelo e-mail information.taxirio@gmail.com. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o sistema é semelhante ao usado em Nova York, e tem como objetivo dar mais segurança aos passageiros.

“Queremos oferecer ao passageiro um canal para que ele tenho onde reclamar. Além de msis segurança para os passageiros, o sistema também permite a vigilância sobre os táxis comuns, que não são das cooperativas que trabalham nos aeroportos. Esses motoristas agora sabem que estão sendo vigiados e podem ser punidos em caso de irregularidades”, enfatizou o secretário.

Segundo Osório, a operação especial de táxis que está confirmada para ter duração, sem interrupção, até o término da Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá ser estendido à Rodoviária Novo Rio. A operação Boas Vindas não invalida a operação Táxi Legal, que fiscaliza documentação e condições dos veículos.

Em cada aeroporto trabalha uma equipe com seis agentes municipais, apoiados por dois guardas municipais e dois policiais militares, divididos em três turnos. O serviço é oferecido das 6h às 23h.

enildo

O passageiro Enildo Coelho recebe formulário e
orientações da operação Boas Vindas (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)

O serviço abrange basicamente os táxis comuns. Os táxis das cooperativas cadastradas nos aeroportos devem encaminhar suas reclamações aos operadores das cooperativas, nos guichês que funcionam dentro dos terminais.

“Nossa ideia é transformar estes serviço numa medida permanente e não somente para os grandes eventos. Após a Jornada Mundial da Juventude, vamos fazer uma avaliação do trabalho e os ajustes necessários para que o serviço seja permanente. O passageiro de táxi merece ter um serviço de qualidade na cidade”, destacou Osório.

O engenheiro aposentado Enildo Coelho aprovou a medida. “É bom saber que a gente tem onde reclamar. Organização é sempre bom, em qualquer serviço”, disse Coelho.

A comissária de bordo Luana Ribeiro também elogiou a iniciativa da Secretaria municipal de Transportes. Além de destacar a segurança, ela lembra que o serviço pode ajudar o passageiro de outras formas.

luana

Passageira Luana Ribeiro se sente mais segura e recebida de braços abertos pelo Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)

“Além de os táxis ficarem mais organizados, os passageiros embarcam sabendo em quem podem confiar. Uma vez esqueci meu celular num táxi e não tive como recuperá-lo. Agora a gente tem um telefone para ligar, a placa do carro, fica mais fácil achar coisas esquecidas nos táxis. Acho a medida excelente. O turista vai se sentir realmente recebido de braços abertos na cidade”, disse Luana.

Além disso, a Prefeitura do Rio, em parceria com a Infraero, implantará ajustes nos acessos aos terminais.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s