Sistema OCB/Sescoop-RJ em prol dos taxistas

ramotaxi

Fóruns Permanentes do Ramo Táxi, Frente Parlamentar do Cooperativismo Fluminense (Frencoop Fluminense), cursos, palestras, debates, cooperativa de Crédito para taxistas e Expotáxi RJ (Feira de Fornecedores de Produtos e Serviços para o Ramo Táxi, rotistas

e Similares) são algumas das ações que o Sistema OCB/Sescoop-RJ tem realizado, a fim de promover o desenvolvimento profissional dos taxistas e cooperativas de táxi.

A Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ), além de ser o órgão representativo do Sistema OCB no Estado do Rio de Janeiro, é também a Entidade Sindical de 2° grau (Federação Sindical) que congrega os sindicatos representativos da categoria econômica das cooperativas fluminenses.

Exerce o papel de representação política das cooperativas junto aos organismos legislativos das esferas municipal e estadual do Rio de Janeiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) participa de todo o desenvolvimento social do trabalhador em cooperativa, através da realização de capacitações.

Uma delas é o Fórum Permanente do Ramo Táxi, iniciado em 2012, onde as principais demandas da categoria são discutidas. Segundo o presidente da instituição, Marcos Diaz, esses fóruns têm como finalidade levantar as necessidades coletivas para que, por meio da troca de ideias, aconteça a multiplicação de soluções para o setor. “São aproximadamente 250 cooperativas de táxi. Precisamos nos unir para demonstrar a capacidade de organização e de como somos importantes para a economia do Estado”, afirma Diaz.

Em agosto de 2012, o ramo Táxi, apoiado pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, conquistou mais uma vitória. Naquele mês foi fundado o Conselho Regional de Taxistas do Estado do Rio de Janeiro (CRT/RJ). O objetivo do Conselho é trabalhar em prol da categoria, tornando-se o representante oficial do ramo no Estado, empenhado ainda mais em focar, na sua essência, a coletividade. O novo órgão representativo foi criado a partir da promulgação da presidente Dilma Rousseff, que regulamentou a profissão de taxistas.

Para Marcos Diaz, a fundação do CRT/RJ foi um momento histórico para a categoria, pois representará esta classe profissional, que engloba cooperativas, associações e autônomos. “Foi um momento  histórico para o ramo Táxi, do qual a OCB/RJ compartilha e se coloca à disposição para ajudar no que for necessário para fortalecer não apenas as cooperativas, mas todo o segmento”, reforça Diaz.

No mês de outubro, nova conquista. Desta vez para todos os 13 ramos do cooperativismo. Visando contribuir com o aperfeiçoamento do marco regulatório de  interesse do Sistema Cooperativista Brasileiro no Estado do Rio de Janeiro, foi lançada a Frencoop Fluminense com a participação de deputados estaduais.

Segundo o dirigente da instituição, a Frente Parlamentar veio em um momento propício. Diaz aponta que o Sistema passa a ser conhecido em nível estadual e ganha importância através de uma nova dinâmica de trabalho e projetos. “Quando assumimos, percebemos que faltava essa ligação com os poderes executivo e legislativo e fomos atrás. Atualmente, o Rio de Janeiro é a sexta maior arrecadação entre as unidades estaduais do Sistema OCB/Sescoop no Brasil”, destaca Diaz.

Sobre a Frencoop Fluminense, Diaz acredita que possibilitará um fortalecimento das cooperativas. “Algumas cooperativas sofrem com problemas financeiros, principalmente causados pela bitributação. Portanto, com essa aproximação com deputados fortaleceremos as instituições sérias e atuantes”, frisa o presidente.

O Sistema ainda está apoiando o desenvolvimento de uma cooperativa de crédito para os taxistas, que possibilitará maior investimento da categoria. Dentre os principais objetivos para sua criação destacam-se empréstimos com taxas competitivas, aplicações conservadoras, desenvolvimento de produtos, cota capital que funcionará como previdência corrigida com juros ao capital e sobras rateadas entre os que movimentam a cooperativa.

“Precisamos estar devidamente capacitados para atender às crescentes demandas do sistema financeiro, com o diferencial de atendermos com foco na doutrina cooperativista.A cooperativa de crédito dos taxistas é uma instituição financeira como qualquer outra. A diferença é que eles serão donos da instituição bancária”, explica.

 Expotáxi RJ 2013 

Outro projeto que conta com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-RJ é a Expotáxi RJ – Feira de Fornecedores de Produtos e Serviços para o Ramo Táxi, Frotistas e Similares, que acontece de 11 a 13 de julho de 2013, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. A principal feira da categoria no Estado será o ponto ideal para a categoria participar de capacitações profissionais e conhecer inovações tecnológicas, test-drive de novos veículos auto-serviços, seguros, assistência médica, serviços de comunicação, entre outros produtos e serviços. Os profissionais poderão participar de palestras gratuitas, a serem ministradas pelo Sescoop/RJ.

A feira é uma realização da Expo Four Eventos, organizada pela Montenegro Grupo de Comunicação, com apoio da revista Táxi Livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s