Rio de Janeiro : Especialistas alertam para o cansaço ao dirigir por horas seguidas

Muitos acidentes de trânsito são provocados por excesso de trabalho

Cansaço por excesso de trabalho equivale à embriaguez ao volante. Especialistas dizem que dirigir por quatro horas seguidas provoca a mesma desatenção de uma pessoa embriagada. O difícil é fazer parar um motorista auxiliar ou mesmo um permissionário que precisa guiar por 15 horas seguidas a fim de conseguir o dinheiro necessário para cumprir suas metas.

De acordo com o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, o cansaço é de difícil detecção, ao contrário da embriaguez. Apesar do conhecimento da jornada de trabalho do taxista, os acidentes envolvendo a categoria estão no mesmo nível dos motoristas particulares.

A psicóloga e escritora Maria José da Silva Amaral participou da implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro, quando atuou no Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito – um projeto do Detran/RJ. Ela alerta para o problema:

“Tudo na vida tem um limite. O próprio motorista tem que dar conta desse limite. Às vezes, a pessoa se desespera ao tentar ganhar a vida e ultrapassa os limites. O organismo diz quando tem que parar, mas a pessoa ultrapassa teima e realmente o resultado não pode ser bom”, disse.
Maria José é autora do livro “Seguindo a Estrada: Trajetória de Perdas Repentinas/Precoces no trânsito”, com depoimento de parentes de vítimas da violência do trânsito. Vítimas como ela, que perdeu a mãe e a filha de quatro anos em um desses crimes.

“Minha intenção era descongestionar o sentimento das pessoas que estavam sofrendo nessa sociedade que não dá muito ouvido à vítima. Trabalhamos isso tentando fazer com que o livro sirva de instrumento para que a sociedade possa se sensibilizar. Tenho certeza que ler um livro dessa natureza vai mexer mais do que mandar uma cesta básica”, disse

Fonte: Folha do Motorista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s